praça osório

Praça Osório e arredores – O que fazer em Curitiba

Praça Osório

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em Curitiba existem muitas praças e lugares com área verde para aproveitar, e a Praça Osório é um desses lugares!

praça osório

Localização:

A praça Osório está bem no centro da cidade, ao lado da rua XV e bem próxima da Praça Rui Barbosa. É um bom lugar para dar uma descansada, levar o dog pra passear, e aproveitar a feirinha que acontece em épocas específicas do ano!

Feirinha na Osório

Praça Osório

Muitas barraquinhas tomam conta da Praça!

 Nas épocas de natal, páscoa e outras datas, como no inverno, muitas barraquinhas aparecem por lá expondo trabalhos artesanais, quitutes e lembranças para você levar pra casa!

Praça Osório

A praça é petfriendly!

No Natal e na Páscoa há várias barracas com produtos artesanais referentes aos temas, além de bolachas decoradas e outras delícias comestíveis!!

 Mas a feirinha de inverno é sem dúvida a minha favorita!! Comida de festa junina é uma delícia, principalmente o quentão, e o da feirinha é ótimo!!  

Nada como tomar um quentão na praça em boa companhia!!

O legal das feirinhas é que elas mantém o movimento do centro mais alto no final de semana, que costuma ser meio deserto devido ao comércio fechado. ( Costumo brincar que Curitiba nem parece uma cidade grande, pois aos finais de semana o centro fica praticamente morto.)

O que ver

⠀⠀⠀⠀Praça Osório⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Há uma fonte que eu considero bem charmosa no meio do calçadão, com estatuetas de anjos e pequenos chafarizes. 

Praça Osório

Geralmente a cor da água que você irá encontrar é verde, devido ao lodo que vai se formando com o tempo.

 De tempos em tempos a Prefeitura faz uma limpeza e a fonte fica com água azul, igual piscina!! Eu gosto dos jeitos, acho a fonte um charme!!

A Praça Osório possui uma quadra de esporte e um parquinho para as crianças. A entrada é gratuita.

 Se a bexiga apertar há  banheiro disponível e das vezes que eu precisei usar eles estavam super limpinhos! (precisa pagar para usar, mas o valor é bem baixo).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No fim da Praça você vai dar de cara com o relógio (meu favorito!).

relógio praça osório

O relógio mais charmosinho de Curitiba! Foto: Amanda Gouveia

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O relógio da Praça Osório foi inaugurado pelo prefeito Cândido de Abreu em 1914, mas não servia de nada, pois estava sem o mecanismo do relógio, que foi encomendado na Alemanha, mas chegou no Brasil após o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mesmo com toda a tecnologia alemã, o “bichinho” funcionava aos trancos e barrancos.Atrasava, parava, enfim…hora certa jamais! Por duas vezes sua caixa foi trocada, assim como os mostradores. De redondo passou a ser quadrado e tornou a forma circular.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por fim, em 1993, deram jeito no tal relógio, que agora fica num pedestal no começo (ou seria no fim?) da Rua XV.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Vou te contar que eu nunca parei para olhar as horas no relógio, eu olho mesmo é pra ele…acho tão lindo, tão charmoso…faz a paisagem voltar no tempo!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Seguindo o calçadão você pode dar aquela conferida nas promoções das lojas da rua XV de Novembro!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Segurança

Praça Osório

Muitos consideram o centro da cidade um local perigoso, mas eu particularmente acho bem tranquilo…claro que devemos tomar cuidado como em qualquer outro centro de cidade grande…volta e meia você pode dar de cara com uns nóias de vez em quando cruzando o caminho e falando umas bobagens…mas no fim das contas o saldo é bem positivo!! Kkkkk… 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Atrações próximas

Rua 24 horas

A Rua 24 horas (que não funciona 24h…kkk) é um ponto turístico da cidade que fica bem pertinho da praça! 

Na verdade é uma galeria, que liga as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco e está localizada na quadra entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta.

Ela  foi Inaugurada em setembro de 1991, e marcou época na cidade ao oferecer atendimento durante o dia e a  noite, em um tempo em que o comércio noturno era praticamente inexistente.

rua 24 horas

 A galeria possui 116m e foi toda construída com uma estrutura metálica tubular em forma de arcos. Nas duas saídas (ou entradas!) há  dois grandes relógios, que marcam as horas em 24 intervalos, ao invés de 12.

Apesar de não funcionar 24h a galeria possui um horário diferenciado do resto do comércio da cidade, o que é ótimo, pois possui restaurantes, cafés e bares para você aproveitar um bom momento com os amigos inclusive aos finais de semana!

rua 24 horas

A Rua 24 horas é petfriendly! Pode levar seu peludinho na coleira para tomar um café!

Para mais informações sobre a Rua 24 horas clique aqui

Rua XV de Novembro

Não tem como falar da Praça Osório e não comentar sobre a rua XV! As duas estão grudadas, unidas pelo relógio…

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Rua XV se encontra no centro da cidade e⠀possui um calçadão bem largo e lojas das mais variadas em suas duas laterais. 

Pepe na Rua XV! Sempre passeamos por ali…

Passear por essa rua em dias de semana é tarefa complicada, pois ela está sempre lotada de gente de tudo quanto é jeito…andando apressada, procurando um café, vendendo poesia, vendendo umas paradas de origem duvidosa, gritando “borboleta 13”, enfim…maior doideira!

Para quem não gosta de agito, passear pela rua XV aos domingo é a melhor opção!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pior que o movimento nos dias de semana, são os dias que antecedem datas comemorativas! Natal, páscoa, dia dos pais, mães, namorados… aí o fervo é grande!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu gosto de andar por lá no sábado de manhã, pois o comércio ainda está aberto (fecha na hora do almoço entre 12h e 13h) mas o fervo não é muito. Domingo de manhã também é bacana, tudo fechado e você curte a paisagem!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gosto da arquitetura dos edifícios que ladeiam a rua…uns muito bonitos, como o Palácio Avenida, outros estão meio mal cuidados, mas é possível captar a essência do que eles já foram em algum dia…

⠀⠀

Tem quem deteste a rua XV! Mas eu amo!! Tomar um café na Confeitaria das Famílias (ainda farei um post sobre esse café super tradicional da cidade!), sapear pelas lojinhas, comprar uma casquinha do “méqui” e observar o povo andando apressado por lá…para mim é calmante!! Kkkk….sim, eu sou estranha!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

confeitaria das Familias

Parar para um café na Confeitaria das Famílias, uma das mais antigas da cidade!

Bondinho da leitura

Outra atração que você pode conhecer ali pertinho é o Bondinho da leitura!

Bondinho da leitura

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📍Localizado na rua XV de Novembro (esquina com a Rua Ébano Pereira) esse bondinho foi trazido de Santos, em São Paulo, e restaurado com o intuito de se tornar um “estacionamento de crianças”, um local com atividades pedagógicas e artísticas para as crianças enquanto os pais faziam compras pela redondeza.🛍️

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A ideia de estacionar os pimpolhos por lá não foi pra frente e o Bondinho virou um posto de informação turística por uns três anos. Depois disso ele ficou meio esquecido, foi se deteriorando e estava largadão lá na Rua XV.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Prefeitura fez uma revitalização do Bonde, e ele se tornou o Bondinho da Leitura! Não é demais?! Você pode fazer empréstimo de livros de forma gratuita (é só se cadastrar!) ou ler o livro escolhido lá no espaço do Bondinho mesmo, você escolhe!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A biblioteca conta com um acervo de + de 2500 obras! Garanto que alguma vai te interessar!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🕧Horário de funcionamento:

Segunda à sexta: 9h às 18h

Sábado: 10h às 14h

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Palácio Avenida

Também localizado na Rua XV o Palácio Avenida ficou famoso na cidade pelas apresentações do coral do HSBC na época de natal!

O edifício é muito bonito, cheio de janelas, e durante o natal fica lindo, todo iluminado e todo mundo lota a rua XV para ver as apresentações que são gratuitas!

Mas durante o resto do ano eu ainda considero esse edifício um ponto legal para conhecer, já que ele faz parte da paisagem do centro da cidade!

Onde Comer

Nos  arredores da Praça Osório há muitos lugares para comer…desde um lanchinho rápido a uma bela refeição requintada.

Na própria Praça quando há a feirinha há várias opções de comidas de rua e que são muito saborosas. Mas quando não há essa possibilidade outros restaurantes se localizam no entorno do local e também valem a pena!

Algumas opções:

 

Alameda Grill

Esse restaurante oferece comida por quilo muito saborosa (o que eu gosto muito, já que a gente só pega o que realmente quer comer e evita desperdício) por um preço justo. O local é bem espaçoso e é um restaurante bem tradicional na Osório. Para saber mais clique aqui

 

Yu Cozinha Oriental

Para quem gosta de comida oriental, esse restaurante é uma ótima opção para almoçar! Serve comida por quilo também e possui um ambiente amplo e muito aconchegante. Para saber mais clique aqui.

 

Quitanda Osório

Com uma pegada mais natureba, esse lugarzinho super charmoso oferece sanduíches, sucos, comida por quilo ou livre (para escolher)e, como o próprio nome diz, possui também uma quitanda com frutas que serve de uma opção saudável para uma sobremesa (há bolos e outros quitutes disponíveis para quem não é assim tão light!). Para saber mais clique aqui

Pode ser que você se interesse: Um Passeio pelo Mercado Municipal de Curitiba!

Italy Café

Típica cafeteria italiana rústica, o local oferece cafés, massas, sobremesas e muitas outras opções saborosas para você experiementar. Para conhecer mais clique aqui.

 

Nelbe Café e Restaurante

Muito famosinho, super charmoso, comida saborosa e um jardinzinho escondido lá no fundo onde você pode fazer sua refeição ao ar livre! Gosto muito desse restaurante (comida por quilo) e acho o ambiente muito agradável. Para saber mais clique aqui

 

Na Rua XV você também vai encontrar diversas opções de fast foods, como o Giraffas, Mc Donalds, Subway e muitos outros!

 

A Praça Osório por estar bem no centro da cidade é rodeada de lugares interessantes e vale muito a pena visitar, principalmente nos dias de semana, assim é possível vivenciar a correria e o agito da cidade (mas caso você não seja muito fã de muvuca, uma ótima opção é colocar a visita à Praça depois de conhecer a Feirinha do Largo da Ordem, num domingo!)

Pode ser que você se interesse: Conheça a Feirinha do Largo da Ordem!

 

 

2 Responses

Comente aqui