Pista para esportes

Parque São Lourenço: conheça um dos melhores parques de Curitiba!

O Parque São Lourenço é um dos parques mais legais da cidade! Além disso, ele fica bem próximo de várias outras atrações turísticas de Curitiba! Vem conhecer esse parque comigo!

 

 

 

 

Como chegar:

 

O Parque São Lourenço está localizado no bairro de mesmo nome (São Lourenço) e fica há aproximadamente 6km do centro da cidade! A entrada é gratuita e o funcionamento é 24h.

 

Diversos ônibus que partem do centro possuem paradas próximas ao parque. Veja algumas possibilidades:

 

  • Linhas Mateus Leme, Vila Suíça e Jardim Chaparral – Partem da rua Barão do Serro Azul, ao lado da Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro da cidade.
  • Linha Água Verde- Abranches – parte da Praça Tiradentes (bem de frente para a Catedral)
  • Linha Turismo – passa por 26 pontos turísticos da cidade, que circula a cada trinta minutos e percorre 45km em aproximadamente 3h. O ponto inicial também fica na Praça Tiradentes (bem em frente à Catedral, próximo aos pontos de táxi)

 

link linha turismo: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

 

                                              Linha Ônibus de turismo em Curitiba

 

 

Conheça o Parque São Lourenço:

Com uma área de 203.918m² o Parque São Lourenço possui uma pista para corrida e caminhada de aproximadamente 1400m circundando o lago, com águas provenientes do Rio Belém que são desaguadas em uma “cachoeira artificial” antes de sair do parque e seguir o curso…

 

 

Aqui a prática de esportes é incentivada! Muitas pessoas utilizam o parque para praticar suas corridas, caminhadas, andar de skate, patinete, patins e bicicletas…

 

 

O parque também é Petfriendly! Traga seu peludo para dar uns passeios por aqui, garanto que ele vai ficar faceiro! 

 

 

Importante salientar que os animais de estimação devem sempre usar coleira e guia, para evitar possíveis brigas com outros animais e problemas com outros usuários do local.

 

 

Lembre-se de trazer uma sacolinha e recolher o cocô que seu peludo deixar por aqui! Vamos cuidar do nosso patrimônio e mantê-lo limpo!

 

História

Antigamente, no local onde se localiza o parque, havia uma fábrica de adubos, a Adubos Boutin. Em 1970 houve o rompimento da represa do São Lourenço devido às cheias do Rio Belém, e a área foi inundada.O Parque foi fundado em 1972, para conter as águas do rio e restaurar a área ao redor que foi danificada pelo rompimento da barragem.

 

 

A velha fábrica (ou o que restou dela) ainda faz parte da paisagem do lugar. Os antigos maquinários se transformaram em esculturas e a chaminé de tijolinhos, que pode ser vista de longe, se localiza onde agora é o Centro de Criatividade de Curitiba, um local composto de várias oficinas, como de escultura e trabalhos em argila.

 

O lago

Lago é formado pelo Rio Belém, e até os dias de hoje é uma ferramenta de contenção de enchentes na região.

 

As Estruturas

 

Um lugar bem famoso do nosso parque é a Pista de Rolimã!

 

 

Utilizada não somente por carrinhos de rolimã, mas também por skatistas, a pista lota aos finais de semana e muita gente fica por ali, sentado no gramado assistindo aos tombos e performances dos atletas da pista!

 

 

Quadras esportivas

 

Duas quadras, uma de vôlei e outra de futebol, fazem a festa dos frequentadores do parque! Para utilizá-las não é preciso pagar nada, apenas trazer sua bola e os amigos (ah, e a sua rede, caso queira jogar vôlei!)

 

Quiosques

Quem é que não gosta de juntar a família ou os amigos e passar um dia gostoso no parque? Aqui no São Lourenço há diversos quiosques, uns até com churrasqueira e pontos para rede, para que você possa passar o dia se divertindo, fazendo um churrasquinho e brincando por ali com mais comodidade!

Mas vou lhe falar que os quiosques “mais interessantes” sempre estão ocupados! Povo chega bem cedo aos finais de semana para poder garantir o espaço! Durante a semana já é super tranquilo…quem possui uns dias de folga ou até mesmo está de férias pode usar os quiosques durante a semana na maior tranquilidade!

 

Estacionamento

Para quem não tem a sorte de morar pertinho do parque, há um estacionamento na Rua…. para que os usuários possam estacionar. Não há cobrança de valores (estacionamento é público) porém pode ser que nos dias mais movimentados apareçam uns “guardadores” por lá!

 

Instalações

O Parque São Lourenço abriga várias instalações que incentivam a cultura na cidade, como biblioteca, teatro e oficinas para aprendizado de instrumentos musicais, marcenaria, desenho, teatro e pintura!

 

 

Casa da Leitura Augusto Stresser

A biblioteca, denominada Casa de Leitura Augusto Stresser, não é apenas um espaço para empréstimo de livros, mas sim um centro de integração social, já que promove vários eventos culturais, como rodas de leitura, oficinas de criação literária, laboratório de leitura…

 

 

O playground

Desde que me entendo por gente, frequento o parque. O parquinho possui estruturas simples, mas muito divertidas (digo isso por experiência própria!). Ainda há os balanços, o sobe-sobe e os murinhos para se divertir brincando de esconde-esconde!

 

 

A estrutura de metal colorido faz a festa da criançada, e costuma lotar nos finais de semana. 

 

 

Atualmente quem passar pelo parque não verá nada disso! Ahhhhh…sim, é triste, mas é por uma boa causa! Nosso querido Parque está passando por reformas que o deixarão ainda mais espetacular!! Enquanto as obras não se concluem, a gente lida com os pequenos transtornos que qualquer reforma ocasiona…

 

Reforma

As estruturas do Parque São Lourenço, apesar de proporcionarem tantos benefícios para a sociedade curitibana, encontram-se deterioradas pelo tempo e pela falta de manutenção.

A boa notícia é que o Parque está passando por intensas reformas, que irão proporcionar grandes melhorias na infraestrutura do local, além de deixar nosso parque ainda mais bonito!!

 

 

Nem preciso dizer que eu estou realmente feliz com essa notícia! Sou moradora do bairro desde que nasci, e considero o Parque São Lourenço meu quintal! As obras já começaram e eu estou ansiosa para ver tudo terminado!!

 

O que vem por aí

 

Memorial Paranista

Fonte: Prefeitura de Curitiba – Ilustração/IPPUC

 

O Parque São Lourenço será a sede do Memorial Paranista, espaço destinado em homenagem a um dos principais artistas modernistas do Paraná, João Turin! O Memorial terá uma galeria de vidro coberta, que será a porta de entrada para todos os outros espaços culturais, e  um jardim de esculturas ao ar livre que será o maior do país!!

 

 

Cafeteria

Os outros blocos existentes no Parque, como as salas de oficinas e a Casa De Leitura Augusto Stresser também passarão por reformas estruturais, e ainda terão espaços para exposições e uma cafeteria!!

Que delícia ter um café no Parque São Lourenço! Fonte: Prefeitura de Curitiba – Ilustração/IPPUC

 

A área do parquinho das crianças será montada em outro local, e eu espero do fundo do meu coração que a estrutura de metal colorida (que já foi retirada do antigo local) volte para o Parque, pois ela faz parte de minhas memórias de infância e possui um valor sentimental pra mim (e acho que para muitos outros jovens adultos curitibanos!).

Logo que essa reforma terminar eu vou trazer um novo post aqui, super atualizado mostrando todas as novas instalações e benfeitorias para você conferir!! 

Muitas mudanças no meu Parque favorito na cidade! Fonte: Prefeitura de Curitiba – Ilustração/IPPUC

 

E aí, o que achou do Parque São Lourenço aqui em Curitiba? Já fez a sua visita? Ficou com vontade de conhecer? Olha…que é bem capaz de você me encontrar por lá…kkk

 

 

 

3 Responses

Comente aqui