parque-das-aves-viajandinho (2)-compressed (1)

Parque das Aves, um passeio imperdível em Foz do Iguaçu

Conheça comigo o Parque das Aves! Foz do Iguaçu é muito mais do que as Cataratas…não que esse não seja um passeio bacana, mas há muito mais para se ver por aqui! ( Ainda não conhece as Cataratas? Então clique aqui e adquira seu ingresso!)

 

E para te convencer eu vim mostrar o Parque das Aves, um passeio imperdível quando visitar Foz! 

Mãe posando com a arara azul!

 

 

O Parque das Aves

Parque das Aves

Vem conhecer esse parque lindo com o Viajandinho por aí!

 

Esse parque possui  como objetivo a preservação das espécies de aves da  Mata Atlântica! Localizado na  Floresta do Iguaçu, que é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda existentes, o local possibilita que o visitante adentre o habitat natural de diversas espécies de aves que ainda lutam contra a extinção.

 

 

A área de 16 hectares de Mata Atlântica  abriga mais de 1.300 aves, de cerca de 130 espécies, sendo que mais da metade delas são proveniente de apreensões por comércio ilegal e tráfico de animais selvagens. 

 

 

A História do Parque da Aves

Fonte: https://www.parquedasaves.com.br/

Tudo começou com um casal, Anna-Sophie Helene e  Dennis Croukamp que, por terem um imenso amor por aves, decidiram comprar 16 hectares de mata ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e construir em 1993 o Parque da Aves. Foi um grande desafio, pois durante a construção todos os esforços foram realizados para que nenhuma árvore nativa tivesse que ser derrubada. Com a ajuda de muitas pessoas que se uniram à causa o parque finalmente foi concluído!

 

Em 1994 as aves começaram a chegar. Muitas provenientes de outros países, algumas trazidas pelo IBAMA confiscadas devido ao tráfico de animais silvestres. Nesse mesmo ano, um borboletário começou a ser estruturado no parque,  graças a um amigo da família, John Leggatt e existe até hoje!

 

A inauguração do Parque das Aves ocorreu em  7 de outubro de 1994.

 

Um novo começo

Fonte: https://www.parquedasaves.com.br/

A equipe do local faz um trabalho incrível, e é reconfortante saber que as aves que sofreram abusos encontram um refúgio no Parque das Aves e que muitas espécies ameaçadas de extinção encontraram ali uma nova oportunidade de sobrevivência.

Muitas pessoas trabalham para que o Parque das Aves exista! Fonte: https://www.parquedasaves.com.br/

O trabalho para conservação abrange muitas espécies em extinção, como  jacutinga, o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-de-peito-roxo, o mutum-de-alagoas e o cardeal-amarelo.

Desde sua criação, o Parque continua a crescer a cada dia, com a ajuda de muitos brasileiros que se prontificaram a continuar os sonhos de Dennis Croukamp,que faleceu em 1996, sendo hoje o maior parque de aves da América Latina. 

Sobre a Mata Atlântica

Não é segredo que o Brasil possui uma diversidade de fauna e flora invejável, e a Mata Atlântica é o segundo bioma com mais biodiversidade em todo o mundo! Várias espécies de animais só são encontradas na Mata Atlântica e é por isso que precisamos proteger esse bioma tão rico.

 

Passeio pelo Parque das Aves

O Parque das Aves possui quatro enormes viveiros e é você que irá entrar nesse habitat protegido para ver de perto vários animais como harpias, corujas, papagaios e até répteis, como jacarés, sucuris e jiboias!

Para visualizar o mapa do parque clique aqui!

Há três opções de passeios: o ingresso tradicional, Backstage Experience e Forest Experience.

 

Ingresso tradicional

Com esse ingresso é possível conhecer os viveiros e conhecer as diversas espécies de aves e répteis que vivem no local. Uma das partes que mais gostei desse passeio foi o viveiro das araras, que passeiam livremente e fazem vôos rasantes sobre as nossas cabeças!!

Parque das Aves

Pode ser que você também se interesse: Ingressos Dream’s Ice Bar e Museu de Cera

 

 

Backstage Experience

Como o nome já diz, esse ingresso permite que o visitante conheça os bastidores do Parque. O passeio dura em torno de uma hora e meia e ainda lhe dá direito a visitar o parque em outra ocasião. Você terá acesso a algumas áreas restritas do parque e poderá alimentar tucanos e outras aves. O tour pode ser realizado em português ou inglês! Esse passeio acontece quando o parque está ainda fechado aos visitantes, então é uma experiência bem diferente.

Forest Experience

Fonte: https://www.parquedasaves.com.br/

Esse ingresso permite ao visitante vivenciar uma experiência com os índios Guaranis. Por aproximadamente duas horas e meia você imergirá na cultura Guarani numa noite em volta da fogueira e participará de um jantar tradicional acompanhado pelos índios. A atração é permitidada para maiores de 18 anos, mas jovens de 16 e 17 anos podem participar acompanhados pelos pais ou responsável. (disponível em português e em inglês). O dinheiro do ingresso dessa experiência é depositado em um fundo destinado aos Guarani, que o utilizam de maneira a melhorar a qualidade de vida dos integrantes da tribo.

 

Se você gosta de passeios ao ar livre, pode ser que se interesse : Conheça o Parque São Lourenço em Curitiba!

 

Tarifas

O valor dos ingressos é diferenciado para os moradores de Foz do Iguaçu e crianças até 8 anos acompanhadas dos pais não pagam para visitar o parque com o ingresso tradicional. Estudantes e idosos também possuem tarifas diferenciadas.

Para conferir as tarifas atualizadas, clique aqui.

Para comprar os ingressos acesse o site oficial do Parque das Aves clicando aqui

 

Como Chegar

 

O Parque das Aves fica na Avenida das Cataratas, 12450, ao lado do Parque Nacional em Foz do Iguaçu.

 

 

Há várias maneira de chegar ao Parque das Aves, como carro, táxi, uber ou ônibus.

 

Para quem escolher ir com veículo próprio, há um estacionamento ao lado do parque e a diária custa em média R$ 20,00 (ano de 2020).

 

Eu resolvi ir de ônibus (gosto de utilizar o transporte público local para viver uma experiência mais real nas cidades que visito) e foi bem tranquilo! Você pode pegar o ônibus no centro de Foz do Iguaçu (Linha 120) e descer praticamente na entrada do Parque. Para conferir os horários do ônibus clique aqui.

Para mais informações sobre o trabalho de preservação dos Parque das Aves, clique aqui

 

Contato

Você pode entrar em contato com o Parque através do telefone (+ 55) (45) 3529-8282 (funciona como whatsapp também!) ou por um formulário de e-mail, clicando aqui

E aí, o que achou desse passeio? Consegui lhe convencer? Conta aí pra mim nos comentários o que você achou!!

2 Responses

Comente aqui