Museu Do Louvre – Conheça esse museu Incrível

O Museu do Louvre, ou Musée du Louvre em francês, é o maior museu de arte do mundo e recebe mais de oito milhões de visitantes anualmente. Se você gosta de arte precisa conhecer! Então vem comigo para algumas dicas…

Localização

O Museu do Louvre está localizado no Palácio do Louvre, em Paris.

 

Palácio do Louvre

Fonte: Wikipédia

A estrutura foi construída para servir de fortaleza no final do século XII ao XIII sob o reinado de Filipe II. Com a expensão da cidade o prédio acabou perdendo a sua função e, em 1546, foi convertida na residência principal dos  reis franceses, passando por diversas reformas e ampliações. Quando o rei Luís XIV escolheu morar no Palácio de Versalhes , o prédio acabou sendo então ocupado pela Académie des Inscriptions et Belles-Lettres e pela Academia Real de Pintura e Escultura. Mas foi durante a Revolução Francesa que a Assembleia Nacional Constituinte decretou que o Louvre deveria ser usado como um museu para exibir as obras-primas da nação!

Museu do Louvre

Sempre muito visitado, não espere uma foto sem turistas!!

A inauguração do museu aconteceu em 10 de agosto de 1793, que na época recebeu o nome de Museu Central das Artes , com uma exposição de 537 pinturas, sendo a maioria das obras da realeza ou de propriedades confiscadas da igreja. O louvre ficou fechado desde 1796 até 1801 por causa de problemas estruturais com a construção. Desde então a coleção de obras do maior museu de arte do mundo vem aumentando e tornando o local em um tesouro cultural. O Louvre conta com um acervo de mais de quinhentas mil obras!

As Coleções

As obras de artes são divididas entre oito departamentos curadores:

  1. Antiguidades egípcias;
  2. Antiguidades do Oriente Médio;
  3. Obras de antiguidades gregas, etruscas e romanas;
  4. Arte islâmica;
  5. Esculturas;
  6. Artes decorativas;
  7. Pinturas;
  8. Impressões e desenhos.

Uma das coleções que eu me interesso muito é a sobre as Antiguidades Egípcias. Nós passeamos muito por essa coleção e foi realmente incrível:

A Pirâmide

Todos que visitam o Louvre possuem uma foto na  pirâmide de cristal, construída em 1989, que funciona como porta de acesso ao museu e trouxe um pouco mais de leveza e modernidade para a estrutura.

 

Eu e o Pedro, numa selfie no Exterior do Museu do Louvre: Pirâmide e muitos turistas para compor o retrato!

 

Para entrar no Louvre você não precisa necessariamente entrar pela pirâmide pois, além dessa, o museu possui diversas outras entradas, como a do Carrousel du Louvre ou a da Rue de Rivoli.

No subsolo da pirâmide você vai encontrar o Carrousel du Louvre, que na verdade é um shopping center com mais de 100 lojas das mais variadas marcas como Salvatore Ferragamo, Sephora, Printemps,Swarovski, Lacoste…então se quiser dar uma pausa na cultura e comprar umas coisinhas enquanto descansa, esse é o lugar!

Subsolo da Pirâmide

Quanto tempo reservar

Isso é muito relativo! Vai depender de o quanto você é fã de arte, quais obras quer realmente conhecer e quantos dias possui na cidade. Quando visitei o Louvre com minha família, ficamos praticamente um dia inteiro lá! E nem preciso lhe dizer que não conseguimos ver tudo!

Conhecer o Museu do Louvre pode ser uma tarefa cansativa! O prédio é realmente imenso, sempre lotado de turistas, sendo impossível conhecê-lo todo em uma única visita. Então uma dica é pesquisar sobre as obras de artes e as coleções que você quer conhecer e fazer uma listinha, colocando-as em ordem de prioridade. Com esse planejamento em mãos, sua passada pelo museu ficará mais fácil.

AmanDICA:  É permitido fotografar dentro do museu, desde que seja sem flash!!

Mapa do Museu

O Museu do Louvre em Paris conta com 5 andares: o subsolo (Hall); o mezanino; o térreo; primeiro andar e o segundo andar. Há 3 alas para você conhecer: a Ala Richelieu, a Ala Denon e a Ala Sully. Você pode baixar o mapa do museu em ESPANHOL ou em INGLÊS

Principais Obras

Vênus de Milo

Muitos podem lhe dizer que a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, ou a Vênus de Milo são algumas das obras mais interessantes para se visitar, mas acredito que as obras mais interessantes são aquelas que você quer conhecer! Se o interesse é nas Antiguidades do Egito, foque nessa coleção! Claro que é legal ir conhecer as obras famosas, mas gaste o seu precioso tempo em Paris para apreciar a arte que mais lhe interessar!

A coleção de Antiguidades gregas é fantástica também:

Como Visitar

Para visitar o Museu é preciso adquirir seu Ingresso

Visitas Gratuitas

Podem visitar o museu de forma gratuita os menores de 18 anos, os cidadãos da União Europeia entre 18 e 25 anos e pessoas com deficiência (incluindo um acompanhante).  As pessoas com direito a acesso gratuito também precisam reservar seu ingresso. Elas devem apenas apresentar seu documento de identidade (ou comprovante) no controle de acessos.

A entrada no museu é gratuita no primeiro sábado de cada mês a partir das 18:00 horas. Nesses sábados, o museu do Louvre fecha às 21:45 horas
.

 

Onde Comer

O Louvre possui uma cafeteria muito famosa, o Café “Angelina”. Fica na Ala Richelieu, perto do apartamento de Napoleão III. É uma opção chiquetosa, mas não é a sua única opção! Há  várias opções de lanchonetes, café e restaurantes dentro do Museu, e o com os preços mais em conta é o “Cafés de La Pyramide”.

Para visualizar todas as opções de cafés e restaurantes no Museu do Louvre, clique aqui.

 

Como Chegar

Para chegar até o Museu do Louvre em Paris é só pegar as linhas 1 ou 7 do metrô parisiense e descer na Palais-Royal Musée du Louvre.

 

Tours Online

Na página oficial do Museu do Louvre há algumas possibilidades de se fazer um tour online! Um tour online bem legal é o da Pequena Galeria.

Horário de Funcionamento

O Museu do Louvre funciona todos os dias, exceto às terças, quando funciona das 09:00 às 18:00 horas (às quartas e sextas, até as 21:45 horas). Nos feriados da França (21 e 22 de abril, 8 e 30 de maio, 9 e 10 de junho, 14 de julho, 15 de agosto, e 1º e 11 de novembro), o museu abre das 09:00 às 18:00 horas.

 

Não esqueça do Seguro Viagem Obrigatório:

 

One Response

Comente aqui