Almoçando em Platys Iyalos-compressed

Comida Típica: 5 opções para provar pelo mundo!

Comida típica…você gosta de experimentar?

Como todo turista que se preze, eu amo experimentar comidas típicas dos lugares para os quais viajo. Hoje resolvi listar 5 que andei provando por aí! Então vem comigo e veja se você já experimentou todas essas delícias!!

 

1- Stroopwafel: comida típica na Holanda

comida típica

Aiai, só de lembrar me dá água na boca!

O que é:

É um biscoito, tipo um waffle bem fininho, com um recheio de calda…adocicado aromatizado com especiarias, como açúcar mascavo, canela e mel…hummmm…para quem gosta de doces é muito bom!

Ainda há a opção de banhar essa gostosura em uma calda de chocolate! E fica demais!!

Há vários lugares que vendem o Stroopwafel inclusive aqui no Brasil, mas acredite que não é a melhor opção para degustar esse biscoito.

Caso você resolva passear pela Holanda, se passar por Amsterdam, eu recomendo que você visite o Albert Cuypmakt, um mercado de rua super interessante que existe por lá!

 

comida típica

Pode ser que você se interesse: Amsterdam, conheça essa cidade incrível!

Nesse mercado de rua (que está mais para uma feira ao ar livre) você encontrará o verdadeiro Stroopwafel, feito na hora…bem quentinho, com calda de chocolate (ou não…você escolhe!) e então terá a sua experiência gastronômica garantida!

comida típica da Holanda

Esse eu peguei bem quentinho, feito na hora, e resolvi experimentar com a calda de chocolate…recomendo!

 

 

2- Cerveja Guiness: Bebida típica da Irlanda

 

comida típica

Ok, você pode experimentar essa cerveja em qualquer lugar do mundo, eu sei, mas acredite: a experiência fica muito mais prazerosa quando você faz isso em Dublin, durante uma visita à Fabrica da Guiness!!

O que é:

 

comida típica

Uma cerveja escura irlandesa criada por Arthur Guiness em 1759! Ele alugou uma fábrica em Dublin e começou a produção de sua cerveja que ficou famosa no mundo todo! Os aromas marcantes de café e chocolate amargo a tornam uma cerveja irlandesa referência do estilo stout.

Fábrica da Guiness em Dublin:

Na visita à Fabrica da Guiness (um passeio que eu recomendo quando for a Dublin) você vai conhecer toda a história da cerveja, os ingredientes usados na fabricação, além de muitas outras informações interessantes. No final do tour (que não é guiado, então você pode fazer tudo no seu ritmo) há uma sala-bar onde você terá a oportunidade de tirar a sua própria pint de Guiness! Eu achei essa parte bem interessante, pois o funcionário lhe dá todas as instruções para que a sua pint saia perfeita (talvez não fique tão perfeita assim, mas é bom você caprichar porque será essa pint que irá beber!).

 

No último andar do prédio há o Gravity Bar, com uma vista panorâmica de Dublin. Eu espero que você tenha mais sorte do que eu…pois no dia que eu fui a cidade estava tomada por um nevoeiro (para variar!) e nós não conseguimos ver muita coisa!

 

 

3-  Moussaka: comida típica na Grécia

comida típica da Grécia

Uma das culinárias pelas quais mais me encantei foi a grega! Muito azeite, queijo aromatizado, vinho…enfim, só coisa boa! E esse prato foi um dos que me marcou na viagem para as ilhas gregas…

O que é:

É um prato quente, feito com camadas de carne de carneiro picadinhas, alternadas com fatias finas de berinjela e tomates, cobertas com molho branco…tudo isso gratinado no forno! Já deu água na boca aí?

Apesar do calor que estava (fomos no alto verão grego) resolvemos pedir esse prato pois eu havia pesquisado sobre ele e estava bem curiosa. É realmente uma delícia e eu recomendo que você o prove quando fizer sua viagem para a Grécia!

Rosângela, eu e Rosana..esperando o nosso pedido sair olhando o mar azul da Grécia…tem como ser ruim?

 

4 – Pastel de Belém: comida Típica de Portugal

 

comida típica de portugal

Quem nunca ouviu falar dos famosos pastéis de Belém?? Como dizem, “ir a Lisboa e não provar o pastel de Belém é como ir a Roma e não ver o Papa!”.

O que é:

Também conhecidos como pasteis de nata, esse docinho famoso pode ser encontrado em qualquer padaria de Portugal, mas a receita original e única você encontra na loja ” Pastéis de Belém” e somente ali é que ele pode ser chamado de Pastel de Belém.

comida típica
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A receita original surgiu no Mosteiro dos Jerónimos (que fica ali pertinho) e ela continua secreta e mantém-se até hoje nesse restaurante!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O legal é que há uma área no restaurante onde você pode ver as funcionárias com suas mãos habilidosas produzindo esse delicioso pastelzinho!!

comida típica
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale muito a pena visitar, pois o pastel desse lugar é realmente diferente dos outros que já comi em outros lugares de Portugal (nem preciso dizer que os que vendem aqui no Brasil não têm muito a ver com o verdadeiro pastel de Belém, né!).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você pode chegar até lá de comboio (trem) pela linha de Cascais ou de tram (Bondinho elétrico) e descer na “paragem” Belém-Jerónimos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Endereço:
Rua Belém, n° 84 a 92
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É possível fazer reservas online! Para mais informações acesse aqui

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

5- Caipirinha: Bebida Típica do Brasil!

Por último mas não menos importante vem a nossa caipirinha!

O que é:

A tradicional é feita de cachaça, limão, açúcar e gelo, mas atualmente existem muitas versões desse maravilhoso drink brasileiro. A água ardente no Brasil é a única que pode ser denominada “cachaça”, marca registrada do nosso país. Existem várias categorias de cachaça por aqui, desde as mais populares como a 51, até as mais gourmetizadas como Sagatiba e Nega Fulô, entre muitas outras. As artesanais feitas com frutas e especiarias também ganham o coração do brasileiro…e é difícil achar quem não aprecie uma boa cachacinha de vez em quando!

As caipirinhas podem ser feitas de vários sabores além do limão, como morangos e outras frutas vermelhas, kiwis, mexericas e, o meu favorito, abacaxi!!

A cachaça também pode ser trocada pela vodka (caipivodka), pelo saquê (saquerinha), pelo Steinhäger e por mais o quê a sua imaginação permitir!

E aí, quais dessas comidas e bebidas você já experimentou? Conta aí pra mim nos comentários…e se tiver sugestões de pratos típicos que comeu por aí e achou incrível sinta-se à vontade para dividir com a gente afinal, sempre é bom conhecer algo novo!!

 

Comente aqui